Você escolhe seus clientes?

Sim, você deve escolher e qualificar os seus clientes.

O seu cliente qualificado, é aquele que reconhece o seu talento, tem expectativas realistas e que pode pagar pelos seus serviços. Primeiramente, você precisa saber o que você quer, qual o foco do seu trabalho. 

Grande parte dos arquitetos são muitos abrangentes, e acabam aceitando todo o tipo de clientes.
Existem clientes que tem o perfil do seu trabalho, e outros que não. O lema é fazer grandes projetos para um pequeno número de clientes que valorizam seu trabalho.

Existe, na verdade, este 3 tipos de clientes:

 

Muitos clientes que buscam arquitetos, estão apenas buscando ideias e não podem ou não querem pagar pelo seu trabalho. Então, precisamos eliminar estes clientes problemáticos.

Realizando o processo de qualificação você vai economizar centenas de horas perdidas de trabalho, eliminando clientes problemáticos e fora do seu perfil, que não valorizam o seu trabalho.

O processo de qualificação, chamamos de “pré-reunião”, onde algumas perguntas serão feitas no contato inicial, pode ser telefone, e-mail, redes sociais, seguindo os critérios abaixo:

1. O QUE VOCÊ QUER?
Faça a primeira questão lógica, O que você quer? Qual é a necessidade do seu projeto?
Depois, descubra o lado emocional do projeto. Por quê você quer fazer este projeto?
E por fim, e muito importante, a motivação. Você está motivado para terminar este projeto? (A resposta tem que ser, sim, sim, sim!)

2. VERBA
Não tenha medo, questione sobre a verba disponível para o projeto, esta pergunta é muito importante para determinar se as ideias do cliente, estão de acordo com a realidade.
Além disso, é um ótima direção para você saber se ele pode pagar pelos seus serviços. Isto vai evitar muita dor de cabeça.

3. PRAZO
Pergunte, Para quando você quer este projeto finalizado?
Com esta resposta, você terá condições de analisar se este é um projeto para “agora” ou “mais tarde”. Invista em projetos do tipo, “agora” e com prazos realistas.

4. DECISÃO
Pergunte a seu cliente: Além de você, quem mais está envolvido nas aprovações do projeto? Conheça todos os envolvidos no processo de decisão, para não perder seu tempo.
Você não pode entregar um projeto sem entender as necessidades e desejos de todos os envolvidos no processo de decisão, e entender quais devem ser priorizados.

5. PROCESSO
Realizando esta sequencia de perguntas, você acaba de criar um processo para o seu negócio. Não desvie deste processo de “pré-reunião”, para evitar desastres.
Finalmente, analise as respostas e veja se o cliente está qualificado para trabalhar com você. Se sim, comece colocando prazos para o plano.

Abrir mão de um cliente não é fácil, mas vale à pena.

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Oportunidade

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