Programa de vendas e marketing para arquitetos – 5 passos para construir

Saiba como construir um programa de vendas e marketing para arquitetos aplicando 5 passos! Seja bem-sucedido na abordagem tendo como fator principal o “cliente”.

As exigências do mercado atual exigem que um programa de vendas e marketing para arquitetos seja inovador e, ao mesmo tempo, eficaz. Há aqueles que conseguem obter resultados significativos porque seguem um roteiro diferenciado.

E você pode se perguntar: Qual seria esse programa de vendas para arquitetos pelo qual será capaz de trazer mais clientes? Como eu, arquiteto, posso fazer um negócio inteligente captando –os de forma contínua? Como construir uma lista de clientes?

Aqui iremos mostrar como você pode construí-lo de maneira bem-sucedida e fazer uma abordagem intuitiva e direcionada a clientes potenciais. Ele está reunido em 5 passos que devem ser executados por você ou sua equipe de marketing e vendas.

5 passos para o arquiteto construir seu programa de vendas e marketing

Aqui abaixo fornece 5 passos para construir um programa de vendas e marketing para arquitetos os quais ajudarão a promover os serviços de arquitetura de forma assertiva.

Aplique cada um deles e seja bem sucedido em captar mais e mais clientes ao seu negócio.

“Faça o que você faz tão bem, que as pessoas vão

querer vê-lo novamente, e vão trazer seus amigos”

– Walt Disney

Passo 1 – Comece com uma lista de contatos

Existe um livro bem interessante cujo nome se chama Contatos para a vida inteira, de Tim Templeton, abordando sobre a importância de colocar os relacionamentos em primeiro lugar como um dos princípios mais relevantes para quem quer vender.

Certamente, você tem amigos, parentes, familiares, conhecidos, vizinhos e pessoas em toda parte pelos quais já existe algum tipo de relacionamento, nem que seja algo não tão íntimo.

Sendo assim, você pode começar a criar essa sua lista de contatos partindo dessas pessoas que já conhece, que gosta de você e confia na sua profissão de arquiteto.

Até porque é possível chegar até eles de forma consistente, apreciativa e mostrar o valor que possui do quanto está comprometido com eles.

Deixe-os saber que você está empenhado em qualquer coisa que se refere a ele, pessoalmente e profissionalmente. Sempre termine as suas interações mais ou menos assim:

“Sempre que precisar de alguma ajuda, estou aqui! Pode me procurar tanto se for a questões profissionais ou pessoais”

Para você construir a sua lista de contatos procure algumas afinidades entre você e seus contatos. Por exemplo, faça as seguintes perguntas:

  • Existe algum tipo de pessoa que trabalha bem com você?
  • Existe algum tipo de negócio ou função que serve para alguém em particular?
  • Vocês compartilham interesses semelhantes?

A partir disso é que você iniciará o seu nicho. Mesmo que você comece do zero ou já tenha um negócio de arquitetura em andamento, certamente, o primeiro passo é os seus contatos com pessoas que já conhece, gosta e confia em você!

Passo 2 – Ofereça aos seus contatos algo que agregue valor às suas vidas

Nesse passo, você precisará ser bem criativo e inovador. Claro que não precisa ser nada muito grandioso, mas que transmita simplicidade e, ao mesmo tempo, utilidade, algo necessário a vida deles.

Deixo algumas sugestões ao que você poderá oferecer dentro do âmbito de arquitetura. Veja abaixo:

  • Canecas com frases criativas
  • Canetas personalizadas
  • Um e-book gratuito sobre modelos de arquitetura moderna, minimalista, contemporânea etc.
  • Ingressos para um seminário.
  • Vídeos com dicas para escolher uma decoração para a casa, apartamento, jardim, escritório etc.

Essas foram algumas ideias, mas você pode criar outras e até mesmo fazer uma pequena sondagem entre eles sobre o que gostaria de ganhar.

Passo 3 – Coloque a oferta em seu site

Em dias como hoje ter um site é mais que essencial para o arquiteto alcançar um número gigantesco de clientes. Por isso, se você ainda não tem, faça imediatamente!

Você deverá colocar a sua oferta no site (aquele algo que abordei no passo 2), pois assim direcionará o tráfego para o seu negócio. Lembrando que deve também acompanhar os resultados dessa oferta. Ao acompanhar, você pode mensurar os resultados e automatizar o desempenho.

Assim, já estará captando contatos para conhecerem os conteúdos do seu site e até as propostas de projetos que possui em sua galeria.

Passo 4 – Promova a sua oferta

Sabe aquelas vezes em que você gastou uma quantia grande em promover os seus serviços de arquitetura? Será que valeu a pena? Trouxe um retorno significativo?

A primeira medida que você deve tomar antes de promover a sua oferta é determinar um orçamento adequado e que esteja condizente com suas condições financeiras. É muito importante que você, como arquiteto, saiba investir com foco em resultados.

Você pode fazer, por exemplo, uma campanha no facebook. A isca pode ser o download de um e-book grátis fazendo com que o leitor preencha o formulário com o e-mail que usa. Dessa maneira, você se comunicará com ele, mais vezes, por esse canal.

No entanto, não se limite apenas a essa ferramenta. Se quiser, pode usar tantas quantas existirem, porém, fique somente com aquelas que geram mais resultados. Faça testes e escolha as melhores.

Passo 5 – Introduza para as vendas

Agora que você já criou a sua lista de contatos, ofereceu algo de valor a eles, colocou essa oferta no site, promoveu, chegou a hora de introduzir para as vendas.

É importante que você entenda que vendas não é só fazer com que o cliente compre o seu serviço de arquitetura e acabou ali.

O termo correto e mais eficaz sobre vendas é estabelecer uma conexão com ele, construir confiança, qualificando-se ao outro e se unindo para enfrentar qualquer dificuldade.

“Crie um cliente, não uma venda”

– Katherine Barchetti

Lembre-se o que descrevi no passo 1 sobre relacionamentos. Vendas são relacionamentos.

A essas vendas, você pode usar um software de marketing automatizado que irá te auxiliar nesse processo de vendas para atingir os melhores resultados.

Que tal? Gostou de descobrir sobre esses 5 passos para construir um programa de vendas e marketing para arquitetos? Espero que sim!

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