7 dicas de Facebook marketing para Arquitetos

Não importa com que área você trabalha, o seu público, sem dúvidas, está no Facebook.

Sejam idosos, jovens, classe A ou C. Não importa qual é o público-alvo e o que você tem a oferecer, o que importa é que o Facebook marketing é uma área que não pode mais ser negligenciada por quem deseja se destacar no mercado.

Muitos Arquitetos já prestaram atenção na importância do Facebook Marketing e já começaram a trabalhar melhor essa área para poder atrair clientes, mas a verdade é que ainda estão fazendo tudo de forma muito amadora.

As páginas de Arquitetos no Facebook, normalmente, usam uma linguagem que não conversa com o seu público, não tem um foco bem definido e não contribuem em nada para conquistar mais clientes para seu serviço.

O Facebook marketing pode te trazer muito mais resultados do que você imagina. Com estratégia, uma visão empreendedora do assunto e planejamento, você pode usufruir muito mais do que essa importante ferramenta traz.

Se você já percebeu isso e quer aproveitar muito mais do que o Facebook marketing tem a oferecer, preste atenção nas dicas a seguir!

Dicas de como fazer marketing no Facebook

1 – Tenha um foco na sua página

Tenha um foco em seu trabalho de Facebook marketing.Afalta de foco é o principal problema que podemos identificar nas campanhas de Arquitetos em todas as mídias possíveis. Não selecionar um público, não ter um nicho de mercado bem definido e não saber quem é o seu cliente ideal faz com que você atire para todos os lados e acabe não atingindo ninguém.

Não é por menos que eu falo muito de nicho de mercado e público-alvo no Programa Arquitetos de Elite. Ele te ajuda a ter um rumo mais direcionado em sua estratégia de Facebook marketing. Com esses dois pontos definidos, você faz toda sua campanha no Facebook focada em atingir as pessoas que se enquadram em seu público-alvo propondo o serviço do nicho em que está inserido.

Eu sempre gosto de usar alguns exemplos de nicho de mercado. Você pode trabalhar com várias coisas, como:

  • Projetos de iluminação pra balada
  • Reforma de pequenos apartamentos
  • Reforma de apartamentos grandes
  • Decoração de casas luxuosas
  • Decoração de clínicas médicas

O mercado de trabalho é enorme, mas você precisa escolher apenas uma parcela dele para se destacar. Isso trará muito mais prioridade e força para sua estratégia de Facebook marketing.

 

2 – Invista em conteúdo de qualidade

Produza conteúdo de qualidade para o seu Facebook marketing.Conteúdo é rei! Essa é uma daquelas frases que são consideradas clichês pelas pessoas que acompanham o marketing digital, mas ela tem uma profundidade incrível para explicar quais são as marcas que mais se destacam em qualquer mercado.

O Arquiteto que deseja se destacar com Facebook marketing precisa produzir um conteúdo interessante para que as pessoas que o acompanham tenham sempre vontade de ver mais e mais do que você tem a dizer.

Se você prestar atenção no mercado, verá que as grandes marcas pararam de vender seus produtos e vendem outras coisas através do conteúdo. Qual foi a última vez que você viu uma propaganda da Coca Cola que vendesse refrigerante? Eu não me lembro!

Nas últimas décadas, as propagandas da Coca têm vendido muitas coisas. Eles oferecem conteúdo que vendem felicidade, almoços em família, juventude etc., mas não vendem seus serviços.

É claro que eles fazem campanhas que são mais direcionadas à venda, mas são muito mais esporádicas e nem precisariam disso. Um grande exemplo de marca que tem investido em conteúdo, principalmente no Facebook marketing, é a Dove. Ela já se tornou famosa pelos documentários que oferece ao público, por exemplo.

Esse seu conteúdo pode vir de diferentes formas, fotos de trabalhos, textos, vídeos, maquetes etc., mas precisa cativar o seu público.

 

3 – Aposte nos vídeos do Facebook

Os vídeos são cada vez mais relevantes no Facebook marketing.Nós estamos passando por ummomento de transformações cheio de coisas conflitantes. Estamos em um momento que as pessoas estão cada vez mais rápidas e querendo coisas fáceis, mas, ao mesmo tempo, preferem gastar alguns minutos assistindo vídeos do que ler alguns poucos parágrafos.

E todas as redes sociais já têm percebido isso. Os vídeos são uma das principais estratégias de Facebook marketing atualmente porque a rede social já entendeu a importância de investir neste tipo de conteúdo.

Atualmente, as publicações em vídeo têm alcance muito maior do que as que têm fotos, links e atualizações de status, por exemplo. Isso porque as pessoas estão consumindo mais vídeos, então, o Facebook oferece mais vídeos.

Você pode se inspirar em diferentes coisas para fazer vídeos. Desde explicando o que você oferece para seus clientes até mostrando quais as principais dores que eles sofrerão se não contratarem um profissional especializado, passando por novidades do mercado.

 

4 – Tenha linguagem adequada ao público

Busque uma linguagem apropriada para seu mercado no Facebook marketing.Uma coisa que você precisa entender antes de trabalhar o Facebook marketing é que, apesar de você trabalhar focado em um público-alvo e nicho de mercado, essa é uma plataforma universal que pode atingir todas as pessoas.

Por isso, é essencial que você tenha uma linguagem simples e que seja compreensível por todos que acessarem a sua página. É claro que você não deve esquecer de algumas gírias, dialetos e jargões técnicos do público-alvo que trabalha.

Se você trabalha com um público-alvo de idosos, por exemplo, não adiantará você brincar com memes e alguns outros temas que são bem jovens porque não estará comunicando com o seu público-alvo.

Agora, se você trabalha com jovens que são mais antenados e que estão sempre por dentro das piadas, a linguagem de memes funcionará muito melhor. Portanto, é ideal que você compreenda com quem está conversando para que tenha um diálogo mais fácil em sua estratégia de Facebook marketing.

E um outro ponto importante é evitar o arquitetês. Não adianta falar de detalhes técnicos e usando termos que somente outros profissionais da área entenderão. Você estará conversando com outros arquitetos e não com seu público-alvo.

 

5 – Aposte nos depoimentos de clientes

Nós podemos trabalhar diferentes gatilhos mentais no Facebook marketing para atrair clientes, mas um dos que mais se destacam é a prova social. Esse gatilho pode ser muito reforçado para que você tenha mais resultados na venda de serviços.

Uma dessas provas sociais, quando bem utilizada, é a contagem de curtidas em sua página. Pode parecer besteira ou um número puramente superficial, mas, para muitos clientes, essa é uma prova de que você é arquiteto reconhecido.

Porém, você também pode trabalhar isso através dos depoimentos de clientes que já te contrataram. Eu, por exemplo, tenho alguns depoimentos em meu canal no Youtube que uso frequentemente nas estratégias de Facebook marketing.

Além disso, você também pode subir esses vídeos diretamente para a sua página no Facebook. Assim, você terá um alcance ainda maior com os depoimentos.

E o Facebook também tem uma ferramenta de depoimento onde os seus clientes podem fazer avaliações e tecer comentários sobre o seu trabalho. Isso fortalece a prova social e faz com que o Facebook marketing seja ainda mais efetivo.

 

6 – Conte histórias pessoais e verdadeiras

Histórias enriquecem o Facebook marketing.As pessoas são apaixonadas por histórias. Eu amo ouvir histórias, você ama, todas as pessoas amam. E é por isso que muitas marcas têm investido muito em contar histórias. Eu já até falei da Dove que oferece documentários completos nas redes sociais.

Isso acontece porque eles sabem que as histórias cativam pessoas. E as histórias também serão muito efetivas em suas estratégias de Facebook marketing. Elas farão com que as pessoas se apaixonem pelo que você está dizendo e queiram ouvir mais.

Mas um detalhe importante é que essa história precisa ser verdadeira. Você pode falar sobre projetos que trabalhou, sobre as dores de algum cliente que já atendeu e muitos outros assuntos, desde que sejam relevantes para seu nicho de mercado e para seu público-alvo.

Essas histórias personificam o trabalho e fazem com que o cliente entenda melhor o que você está oferecendo. Se trabalha com reformas de apartamentos pequenos, por exemplo, pode contar uma história sobre como um cliente conseguiu muito mais espaço em casa depois de uma pequena reforma que gastou menos de R$5 mil.

Basta usar a criatividade para procurar e essas histórias dentro da sua carreira e contá-las de uma forma que seja construtiva para seu trabalho de Facebook marketing.

 

7 – Trabalhe além do Facebook marketing

Vá muito além do Facebook marketing.O Facebook marketing é uma ferramenta muito importante para que você conquiste muitos resultados e tenha mais clientes de Arquitetura, mas a verdade é que ele não trará resultados sozinho, ao contrário do que alguns falsos gurus tentam te vender por aí.

O Facebook marketing é uma das várias estratégias que você deve usar para gerar credibilidade com o seu público-alvo e vender mais serviços de Arquitetura.

Aplique as dicas de Facebook marketing agora!

Essas dicas de Facebook marketing que ensinei no artigo realmente funcionam e te ajudam a ter mais efetividade na hora de conquistar clientes. São estratégias que eu uso e ensino para meus clientes.

Como eu disse antes, a maior parte dos Arquitetos ainda trabalham o Facebook marketing de forma muito amadora. Então, o Arquiteto que começar a trabalhar essa estratégia de forma profissionalizada conseguirá muito mais resultados.

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