Diferenciação em Marketing para Arquitetos

Diferenciação em Marketing para Arquitetos – Como obter?

A Diferenciação em Marketing para Arquitetos é essencial em um mercado competitivo e volátil.

Como se diferenciar no Marketing em Arquitetura!

Quando você pensa em diferenciação para arquitetos, a primeira mensagem que vem à sua mente é o setor de marketing? Será que é somente esse departamento o principal responsável por trazer resultados para a sua empresa de arquitetura?

Há ainda outro setor bastante envolvido que você pode pensar: o departamento de vendas! Será que ele é o encarregado por obter diferenciação ao seu negócio? É apenas o marketing e vendas que devem se preocupar com isso?

Eu percebo que os Arquitetos não se envolvem em questões sobre como devem atuar quando o assunto é vendas, marketing. É algo que eles deixam para esse setor, o que não é o correto, se você deseja se diferenciar entre os seus concorrentes e alcançar mais e mais clientes!

Por isso, esse blog Arquitetos de Elite foi criado! Para auxiliar você a ter autonomia, iniciativa e saber como prospectar clientes, vender mais projetos e atuar nesse mercado sendo referência.

Você deve ser o principal interessado em saber trabalhar com vendas e marketing.

Hoje quero abordar para você sobre marketing de diferenciação para o arquiteto. Aqui quero ensinar como obter diferenciação, mesmo sendo um arquiteto iniciante em sua trajetória ou um Arquiteto experiente.

Também quero destacar o conceito correto sobre diferenciação logo mais adiante para que compreenda como deverá atuar no mercado!

Como o arquiteto pode obter diferenciação?

Diferenciação não é apenas uma tarefa do marketing como você bem leu anteriormente. Envolve você e como se apresenta ao seu público ideal. Para que sua empresa de arquitetura seja diferenciada é preciso considerar onde o seu negócio se encontra, quais os serviços que presta e como os comunica de forma que demonstre que ele é único e exclusivo.

O ponto chave que você deve ter em mente é o ato de demonstrar. Como você tem feito a demonstração de seus serviços, o seu negócio? Quando você acerta em demonstrar, não será difícil para o cliente ideal ver, sentir e ouvir corretamente o que propõe.

E essa abordagem não é feita com um slogan impressionante e muito menos com uma lista de e-mails. É feita de maneira sistemática alinhando 4 elementos que sua empresa deve ter para um resultado mais claro, desejado – a fim de atrair, envolver e manter um grupo bem definido de clientes ideais. São esses os 4 elementos:

  1. Posicionamento – Quem são os seus clientes ideais e quais são as suas necessidades não satisfeitas?
  2. Produtos – O conjunto de serviços caracterizados como produtos tangíveis alinhados com essas necessidades não satisfeitas dos clientes ideais.
  3. Prova – Refere-se como a sua empresa de arquitetura é realmente diferente demonstrando por meio do conhecimento (liderança de pensamento) e experiência (estudo de caso).
  4. Personalidade – A empresa que é bem diferenciada no mercado de arquitetura possui uma cultura única a qual é comunicada de maneira única, tanto no âmbito visual como verbal.

Agora, descubra algumas características a respeito de cada um desses 4 elementos para que possa obter diferenciação no mercado como arquiteto.

1 – Posicionamento

  • Concentrar em que lugar do mercado a sua empresa está e porque se encontra nele.
  • Para ter um posicionamento eficaz determine onde a empresa tem profundo conhecimento, experiência comprovada e perspectiva única.
  • Não se preocupe demasiadamente em como fazer a sua marca se diferenciar, e sim em analisar quem é o seu público ideal, como ele se apresenta e o que fazer para satisfazer o que ainda não existe.

2 – Produtos

  • Não são oferecidos quaisquer produtos, e sim aqueles que os clientes ideais mais buscam encontrar.
  • A empresa de arquitetura deve ficar mais estreita, a qual lhe dará chance de desenvolver e dedicar mais tempo a um setor e assunto específico.
  • Ela deve aumentar em conhecimento formando perspectivas únicas sobre os desafios enfrentados pelos clientes nesse setor. A concentração é direcionada a um funil.

3 – Prova

  • Para a sua empresa de arquitetura ser altamente diferenciada será preciso oferecer uma prova do que ela é.
  • A prova vem de 2 formas: conhecimento (expertise) e experiência.
  • O conhecimento ou expertise é demonstrado pela liderança de pensamento; já a experiência se mostra por meio de estudo de caso.

4 – Personalidade

  • A personalidade da sua empresa de arquitetura é definida pela marca e cultura.
  • A Marca é a linguagem que descreve a sua empresa e sua presença visual. Ela tanto deve ser educacional como divertida.
  • A cultura se define como as próprias pessoas de sua empresa de arquitetura ou você mesmo. A empresa diferenciada tende a ter uma cultura muito forte sendo muito fácil para o público obter uma perspectiva boa só de ver e sentir.

O que é diferenciação?

O que significa ter uma empresa de arquitetura diferenciada? É ter mais projetos fechados? Mais trabalhos para realizar? É conquistar mais e mais clientes? Muitos arquitetos diriam isso, mas é totalmente limitada essa visão.

Não é errado pensar assim, gostaria de deixar bem claro! No entanto, se você, arquiteto, pode trabalhar com projetos de alto valor, tendo menos trabalhos, essa é a diferença que fará! Muitos de vocês estão com bastantes projetos, mas cobrando menos do que deveria.

Pergunte a si mesmo: Seria esse o ideal de vendas e marketing para a sua empresa de arquitetura? O que adianta estar lotado de trabalhos, horas sem fim de tarefas, mas quando percebe o ganho, este está em baixo nível?

É muito mais rentável trabalhar com poucos projetos, mas que rentabilizam mais e o faz trabalhar melhor que uma quantidade enorme deles e cobrando bem menos. A métrica que você deve ter é ver o lucro por parceiro. Isso mostra que sua empresa se diferencia.

Há muitas empresas de arquitetura por aí que fazem bem mais projetos, em grandes quantidades, porém, cobram menos pelos serviços. E, então, vale a pena todos os esforços? Pense nisso!

Você pôde aprender mais sobre o marketing de diferenciação para o arquiteto aplicar em sua empresa. Descobriu também sobre o conceito correto de diferenciação e como isso influencia em tudo nos negócios.

Agora que você sabe se diferenciar, descubra 10 maneiras interessantes de Captar Clientes:

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