5 dicas de marketing digital para Arquitetos com baixo investimento

Existem muitas lendas a respeito da divulgação online de Arquitetos e seu escritório. Uma das primeiras delas é que é preciso gastar rios e mais rios de dinheiro para se destacar no mercado.

Porém, como eu disse, é apenas uma lenda.

A internet nos trouxe muitas formas de divulgar trabalhos e conquistar clientes. A cada dia surge uma nova estratégia e dicas de marketing digital que podem te ajudar a ser mais presente na vida das pessoas que deseja impactar.

E algumas delas pedem um investimento alto, realmente, mas a verdade é que muitas tem o investimento quase zero.

Eu digo quase zero porque até fazer um trabalho de relacionamento no Facebook, uma rede social grátis, exige um tempo e dedicação.

Afinal, tempo é dinheiro.

Aqui nesta aula gratuita eu mostro como levar seu Marketing para o mundo online e usar campanhas em mídias digitais e tradicionais.

Muitas dessas estratégias são focadas na construção de autoridade e conquista do público-alvo, mas hoje vou te ensinar algumas dicas de marketing digital de baixo custo pra que possa conquistar muitos resultados.

Marketing digital: Dicas de baixo custo!

 

1 – Compartilhe experiências com clientes

Você já contou histórias e compartilhou experiências de outros clientes de Arquitetura em suas mídias sociais ou no seu site?

Cerca de 88% dos profissionais de marketing acreditam que os estudos de caso são uma das ações mais efetivas para conquistar clientes.

Eu sempre uso depoimentos de Arquitetos com quem já trabalhei e já fiz até uma série de entrevistas com Arquitetos que tiveram bastante resultados através dos meus cursos e treinamentos.

Isso é muito forte porque comprova que você é a pessoa que pode ajudar o cliente a resolver seu problema. Por isso que você não pode deixar os estudos de caso de lado.

Vamos supor que você trabalhe com reforma de apartamentos para pessoas idosas.

Esse é um nicho de mercado em que é preciso ter muitos cuidados. Um acidente ou incidente dentro de casa pode ser fatal.

Muitos dos idosos que procuram os serviços de reforma estão atrás de mais segurança e já tiveram acidentes domésticos. Eles pretendem evitar que isso volte acontecer.

Você como Arquiteto que trabalha com esse mercado pode compartilhar histórias e estudos de caso de pessoas de idade que sofreram acidentes, mas tiveram maior segurança após te contratar.

Essa é uma daquelas dicas de marketing digital que poucas pessoas usam, mas que podem ser decisivas para você se destacar da concorrência.

 

2 – Trabalhe com marketing de conteúdo

Uma das principais dicas de marketing é trabalhar com conteúdo!Você já ouviu falar em marketing de conteúdo? Esse é um termo que está em voga nos últimos anos, mas parece passar longe da realidade de muitos Arquitetos.

Essa é uma estratégia de divulgar o seu trabalho através da produção de conteúdo para o público-alvo.

Ao invés de usar o seu Facebook, Instagram, Blog etc. para vender seus serviços diretamente, com essa estratégia você usa essas plataformas para produzir conteúdo para o seu público.

Você pode estar pensando: mas como eu venderei mais se não estou oferecendo meus serviços?

Calma que eu já te explico!

As pessoas estão cansadas de vendedores e não confiam mais nas propagandas. Existem centenas de pesquisas espalhadas pelo mundo todo que provam que as pessoas não confiam mais em campanha publicitárias.

Porém, o conteúdo ainda não é enxergado como uma forma de publicidade por muitas pessoas.

Para ter uma ideia de como esse marketing de conteúdo é importante, 61% dos consumidores se sentem mais confiantes de comprar de empresas que oferecem conteúdo.

Isso acontece porque o conteúdo tem um enorme poder de gerar autoridade!

Para explicar isso, basta você pensar nos grandes nomes de qualquer segmento. Pense em profissionais liberais das diferentes áreas.

Arquitetos, advogados, médicos, contadores…

Busque os principais nomes e verá que todos eles produzem conteúdo para seu público. Seja em blogs, redes sociais, livros, palestras ou qualquer outra forma, eles estão produzindo conteúdo constante.

 

3 – Aposte nos vídeos nas redes sociais

Nós queremos consumir conteúdo cada vez mais rápido. Queremos textos menores, imagens mais simples e conteúdo mastigado.

Mas, apesar disso, estamos cada vez mais dispostos a prestar atenção nos vídeos.

Esse que é um formato que exige certo tempo e dedicação está se popularizando muito nos tempos de velocidade e todas as redes sociais já perceberam isso.

O Youtube é o segundo maior pesquisador do mundo atualmente. Ele perde apenas para o Google.

Ou seja, milhares de pessoas buscam soluções para seus problemas através de vídeos todos os dias.

E muitas dessas pessoas também estão procurando sobre Arquitetura.

Além disso, o Facebook também vem trabalhando fortemente nos vídeos nos últimos tempos.

Atualmente, esse é o tipo de publicação com maior alcance e interação na rede social mais utilizada no mundo todo.

Faça o teste em sua página no Facebook. Publique vídeos, fotos, status e links.

Você perceberá que o alcance e a interação das publicações em vídeo são muito maiores do que os outros formatos de publicação.

O Drauzio Varella é, sem dúvidas, um dos principais exemplos de profissionais liberais que produzem conteúdo para seu público-alvo no Brasil.

Ele já está fazendo vídeos para o Youtube há um tempo e, além de se tornar ainda mais relevante para seu público, está conquistando uma nova geração através de uma linguagem moderna e que se adapta às mídias sociais.

 

4 – Pense nos problemas que deseja resolver

O seu público tem dezenas de dores e problemas que não os deixam dormir direito todas as noites.

No exemplo que usei de Arquitetos que faz reforma para idosos, esses problemas podem ser muitos. Muitos mesmos…

O medo de sofrer um acidente doméstico, a segurança da casa, os riscos que seus netos estarão expostos, entre tantos outros…

Você precisa procurar quais são essas dores e trabalhar as suas campanhas de marketing digital em cima dessas dores.

Uma publicação no blog ou Facebook com dicas para casas seguras para as crianças pode atingir esse público de idade que está preocupado com seus netos.

Isso faz com que você se posicione como a pessoa que pode resolver essas suas dores e deixá-los dormir em paz à noite.

 

5 – Trabalhe sua autoridade como Arquiteto

Essas dicas de marketing digital te ajudarão a construir autoridadeAs autoridades sempre são as pessoas que mais conquistam clientes.

Busque quem sempre tem mais filas de clientes para atender e verá que todos se posicionam como autoridade no assunto.

O Drauzio Varella tem fila de espera em seu consultório médico. O Dr. Flávio Gikovate também tem filas de espera e atende apenas como hobbie. O mesmo acontece com a advogada Janaína Paschoal.

Todas essas pessoas têm presença midiática e se posicionam como autoridade no assunto.

Se você pensar na Arquitetura, nos maiores Arquitetos do Brasil, verá que todos eles estão oferecendo conteúdo para seu público-alvo.

Um dos exemplos que eu sempre gosto de usar é o Arthur Casas.

Ele não constrói conteúdo na forma tradicional, mas está sempre participando de exposições e projetos que fazem com que o seu nome se torne conhecido no mercado mundial.

No Brasil, ele está trabalhando em um grande projeto que ganhou notoriedade mundial A Casa do Futuro.

Na Expo Milão 2015, o seu escritório foi responsável pela construção do Pavilhão Brasileiro e pela famosa rede que ganhou as capas de todos os jornais.

Essa é uma das formas de se produzir conteúdo e ser uma autoridade, mas existem muitas outras.

Como eu disse, as redes sociais e novas ferramentas permitem que você possa usar essas dicas de marketing digital com muito mais liberdade, menos recursos e conquistando mais resultados.

 

Bônus das dicas de marketing digital!

Essas dicas de marketing digital que vou ensinar agora são, provavelmente, as mais importantes deste artigo e não estão necessariamente relacionadas ao marketing.

São dicas que você precisa usar para ter mais resultados profissionais de diferentes formas!

A primeira coisa é que você precisa definir um nicho de mercado que deseja trabalhar.

Na Arquitetura, é muito comum que os Arquitetos trabalhem com as mais diferentes áreas e façam de tudo um pouco Um erro comum que prejudica muitas carreiras.

Mas, se você pretende se destacar, é preciso escolher uma única parcela da Arquitetura para que tenha mais resultados e seja muito mais relevante para o seu mercado.

Ao invés de ser um Arquiteto generalista, você precisa se especializar em uma única área.

O que você mais gosta de fazer dentro da Arquitetura? Quais são as coisas que você mais tem habilidade?

Algumas pessoas adoram trabalhar com Arquitetura de empresas enquanto outras prefere as casas luxuosas. Umas vão para o lado mais urbanístico enquanto outras preferem casas de campo.

Quais são os seus grandes prazeres dentro da Arquitetura?

Responder isso te ajuda a saber com o que você deseja trabalhar todos os dias. E com essa resposta, você deve focar a maior parte das suas ações para que conquiste clientes dessa área.

E um segundo ponto muito importante é escolher um público-alvo.

Você pode trabalhar com a reforma de apartamentos de médio porte em São Paulo, por exemplo.

Esse é um campo grande e cheio de personalidades. Muitas pessoas contratariam um Arquiteto deste segmento.

Então, com qual dessas pessoas você precisa se comunicar para atingir o todo?

Vê como é difícil?

Um jovem solteiro não procura um profissional com as mesmas competências que um casal de idade procura.

Por isso, além de definir o seu nicho de mercado, você precisa definir quais serão as pessoas com quem deseja trabalhar.

Isso é importante porque te ajudará nas dicas de marketing digital que eu ensinei acima.

Se o seu público for o casal de idosos, poderá trabalhar com os temas que eu já citei no decorrer do texto.

Porém, se trabalhar com o jovem solteiro, poderá trabalhar diferentes valores que vão trazer mais resultados.

Consegue entender a necessidade de um nicho de mercado e um público-alvo para aplicar essas dicas de marketing digital?

Para te ajudar a estruturar seu Marketing no mundo Online, eu fiz uma aula completa e gratuita com o passo a passo para você ir do Marketing ao Digital em poucos passos.

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