Como inovar sua imagem no âmbito da arquitetura

Trabalhar de maneira inovadora é um desafio em qualquer área. No segmento de arquitetura, isto se torna um pouco “pior”, por assim dizer, pelo fato de que arquitetura possui conceitos enraizados extremamente tradicionais. Seu ensino e sua desenvoltura, no ambiente de trabalho, são meio que padronizados. Mas, se você souber como se
comunicar, isto pode se tornar diferente – e você pode se destacar como profissional.

A inovação de sua imagem começa, em primeiro lugar, na forma como você se apresenta. Você, como um arquiteto, precisa exibir ao público – vulgo “clientes em potencial” suas diversas dimensões como profissional, com o intuito de facilitar a vida destes clientes. Principalmente para quem está começando e quer ter a preferência, se disponibilizar em diversos níveis é extremamente importante. Nada pior que um profissional inacessível. A facilidade da comunicação entre profissional-cliente é uma das coisas que pode diferenciar um arquiteto de outro e fazê-lo ter a preferência, ou seja, nada mais que uma maneira de inovar.

A proximidade é outro ponto importante: quanto mais um profissional se mostra apto a falar de seu segmento e, ao mesmo tempo, é visto como alguém acessível, para tirar dúvidas, receber críticas ou sugestões, que seja, mais o público se interessa em acompanhar seu trabalho. Isto o diferencia e o destaca em meio a profissionais que se
colocam num “pedestal”, apenas ditando as “regras” do que acreditam e não fazendo nenhum tipo de interação com seus leitores/clientes em potencial.

Justamente por existirem estes profissionais – em diversas áreas – que “se colocam em um pedestal” é que se mostrar acessível é outro diferencial. Mostre-se interessado sobre o que seu cliente pensa; abra espaço para que ele opine, para que ele exponha o seu ponto de vista. Troquem ideias, no lugar de transformar o seu parecer em um monólogo, afinal, é importante que ambos estejam felizes: você ao realizar um trabalho e ele, ao receber o seu serviço. Aprenda a conciliar profissionalismo e gentileza.

Veja também: Por que a propaganda boca a boca também é importante4 maneiras de usar a arte de comunicação para atrair clientes de arquitetura

Oportunidade

Tags: