Como aumentar vendas dos arquitetos? Use segmentação!

A segmentação é que permitirá aumentar vendas dos arquitetos! Saiba mais detalhes!

Para você ter sucesso em seus negócios de arquitetura não basta apenas oferecer um atendimento diferenciado ou ter qualidade nos projetos é preciso que trabalhe com segmentação.

Segmentar o mercado de arquitetura é oferecer um serviço específico para um determinado grupo de pessoas cujas necessidades, características, desejos sejam semelhantes. A esse público, você deve conduzir projetos para que atenda de maneira plena e condizente com o que precisa e busca.

Se você não considerar e não fizer essa segmentação, provavelmente, encontrará mais dificuldades em conseguir clientes e, conseqüentemente, não irá aumentar as vendas.

Certamente, existem vários nichos de mercado dentro da arquitetura. Será que você sabe identificar os seus clientes? Quais os segmentos que mais as pessoas procuram atualmente?

O primeiro passo para saber qual o segmento que você deverá investir é fazendo uma pesquisa bem apurada, consistente e com informações específicas. Desse modo, você encontrará uma resposta assertiva pelo qual o conduzirá a atender, satisfatoriamente, esse público.

Em vez de você trabalhar em diversas áreas da arquitetura e urbanismo (os quais são bem abrangentes) porque não se especializar em um nicho de mercado? Um especialista numa determinada área tem mais chance de ser contratado que um de modo geral. Você já pensou nessa idéia?

Além disso, ao trabalhar com segmentação, você se tornará “expert” nesse ramo escolhido, pois a prática o levará à excelência. Com isso, muitos que irão te contratar para executar um projeto poderão, inclusive, o recomendar para os seus amigos, parentes, conhecidos etc.

Como descobrir a segmentação no mercado de arquitetura?

Abaixo destaco como você pode descobrir o segmento em que deverá atuar no mercado de arquitetura. É muito importante que escolha um segmento para que possa aumentar vendas e se tornar referência nesse nicho.

1 – Qual a área da arquitetura que mais tem afinidade?

Quando você estava na faculdade, certamente, optou por uma área que descobriu ter gosto, preferência. Mas, quando se deparou com o mercado de trabalho, provavelmente, pode ter acontecido de ter ou querer mudar o foco.

Sendo assim, analise a sua situação atual, como você se encontra hoje. E, se pergunte: Qual a área que lhe dá mais paixão em concretizar projetos? Selecione determinado tipo de empreendimento que deseja se destacar no mercado e comece a investir.

Como descobrir as afinidades?

Para descobrir qual a sua paixão maior dentro do mercado de arquitetura, convém criar uma lista de tarefas ou atividades que lhe dá mais gratificação em realizar.

Também liste aquelas atividades que menos você se interessa, menos tem habilidade em trabalhar ou que não o inspire e nem traga satisfação. Seja sincero consigo e não tenha medo de eliminar essas tarefas que você não se identifica. É preciso ser seletivo!

E depois que encontrar a afinidade?

Depois que você encontrar a afinidade que mais te impulsiona a trabalhar no ramo de arquitetura, é preciso que venha a praticar. A prática é que o fará ser um profissional de sucesso, bem sucedido e muito bem posicionado nesse nicho de mercado que escolheu atuar.

Quanto mais você realizar essa atividade ou nicho, mais se tornará “expert”. Essa é uma das melhores vantagens para quem precisa segmentar o mercado, pois estará muito mais preparado para os desafios e conseguirá solucionar os problemas com eficiência.

Caso escolha o nicho de arquitetura minimalista, por exemplo, poderá atender esse cliente com maestria realizando o trabalho de uma maneira muito mais rápida. E também construirá referência, pois o cliente o indicará a outros ganhando destaque e se consolidando nesse nicho.

2 – Descubra outra área para atuar

Não precisa você se especializar apenas em uma área como a arquitetura minimalista que dei exemplo anteriormente, escolha outra área que pode ser semelhante ou que esteja atrelado a ela.

O ideal é que tenha duas áreas para trabalhar. Até porque pode acontecer da área que tem afinidade não ter tanta demanda no mercado e ele será apenas a sua paixão tendo poucas vendas para o seu negócio.

E a outra área pode ser aquela que mais lhe trará clientes e, conseqüentemente, vendas contínuas. Assim, terá duas fontes de trabalho que uma compensará a outra. Portanto, para aumentar vendas tenha uma área de afinidade e outra para atuar.

3 – Pesquise qual a área que mais há demanda

Outra forma de segmentar o seu mercado é se concentrar em uma área que mais há demanda. Para isso, deverá fazer uma pesquisa para que colha informações relacionadas às necessidades dos clientes, aos problemas que mais enfrentam e as soluções que desejam encontrar.

Esse é um ponto chave para aumentar vendas dos arquitetos porque saberá que esse público específico está em alta podendo entregar conforme o que procura. Além disso, trabalhará para atender satisfatoriamente e cada vez melhor. Tudo o que você tem que fazer é encontrar os clientes certos, aliás, faça com que eles te encontrem.

Concilie a afinidade com o que o público mais procura

Para que você trabalhe com satisfação fazendo o que mais ama na profissão de arquiteto, procure conciliar tanto a demanda do nicho com o que mais tem afinidade. Assim, você não ficará frustrado, estressado e nem trabalhará em algo que não sente prazer.

No início da carreira como arquiteto, dificilmente, poderá unir o que mais ama com a demanda. Então, a sugestão é seguir a área “ganha pão” para se estabilizar e, aos poucos, se inserir no nicho que, de fato, tem paixão e onde arde o seu coração.

Pense que esse “ganha pão” será por um tempo limitado e, ao mesmo tempo, invista naquilo que gosta. Se puder, faça os dois. Muitos arquitetos conseguem conciliar a afinidade com a área de demanda e conseguem aumentar as vendas. Porém, a maioria mesmo não tem sorte.

Escolha um ou outro e, desse modo, atenda os seus clientes. No mais, trabalhe sempre com excelência e alcance o sucesso em vendas que tanto deseja para o seu nicho.

Viu como a segmentação do mercado de arquitetura é importante? Percebeu que segmentar pode trazer muito mais resultados para o seu negócio? Use segmentação e alcance mais e mais cliente aumentado progressivamente as vendas.

E, então? Já sabe qual o segmento atuar no mercado de arquitetura? Já havia pensado nessa idéia em segmentar o mercado? Conte mais sobre sua experiência na área de arquitetura comentando abaixo.

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