Arquitetos: Como divulgar seu serviço e conquistar clientes online

Você sabe quantos Arquitetos existem em atuação no Brasil? Segundo o último censo do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, existem quase cem mil!

São muitos profissionais no mesmo mercado. O ambiente é concorrido. Todos anos surgem novas pessoas que acabaram de sair das faculdades e estão ávidas para trabalhar para aumentar ainda mais essa concorrência.

Muitos desses novos Arquitetos começam cobrando preços baixos para conquistar clientes em um mercado tão concorrido. Sem contar profissionais antigos que não valorizam seu trabalho e estão com preços bem abaixo do mercado.

Os clientes preferirão o preço baixo e o principal caminho que profissionais mais experientes, que valorizam a Arquitetura, encontram para concorrer é também baixar os preços.

E sem que percebamos, começa uma louca corrida de ratos. E não são ratos soltos. São ratos dentro daquelas rodas na gaiola. Todos correm, correm, correm, mas ninguém sai do lugar.

E nessa corrida não importa quão rápido você seja. Você estará sempre preso naquela mesma roda que não te deixa se mover.

É a mesma coisa com a Arquitetura.

Não importa quanto você é mais experiente ou mais talentoso. Enquanto estiver concorrendo com os preços baixos com quem cobra preços baixos, você estará estacionado no mesmo lugar.

 

Mercado de trabalho para Arquitetos

O mercado de Arquitetos está saturado? A imagem mostra muitas pessoas na plateia de um show.Diante desse cenário, parece que o mercado de trabalho para Arquitetos está estagnado, né?

Todos os anos surgem muitos novos Arquitetos, ao mesmo tempo que as pessoas deixam de entender qual a função de um profissional da área.

Elas não sabem pra que serve um Arquiteto e nem contratam esses profissionais.

Mas será que é realmente culpa dos clientes? Ou os Arquitetos que não estão sabendo se posicionar?

Vamos fazer uma conta bem rápida?

O último censo do IBGE diz que existem 200,4 milhões de moradores no Brasil. Isso significa que existe um Arquiteto para mais de 200 mil pessoas.

Será que esse mercado realmente está concorrido da forma que nós acreditamos?

E essas estatísticas ficam ainda mais marcantes quando sabemos que 53,8% dos Arquitetos atuam no Sudeste e 22,61% na região Sul.

Isso quer dizer que existem menos de 20 mil Arquitetos nas outras regiões do Brasil.

Vou repetir uma pergunta que já fiz antes: Será que o mercado é realmente tão competitivo?

Não!

O mercado de Arquitetura ainda tem muito o que crescer no Brasil. A culpa de não conquistar clientes não é de ter muitos profissionais para poucos habitantes ou porque existem muitas pessoas pagando pouco.

O principal problema é que as pessoas estão longe demais da Arquitetura. Elas têm pouco contato com Arquitetos. E os poucos com quem elas têm contato não sabem como explicar e valorizar sua função

Ou seja, o problema está, na verdade, nos Arquitetos que não conseguem mostrar valor em seu serviço. E quem consegue acrescentar esse valor consegue se destacar!

Arquitetos estão concentrados no Sul e Sudeste. A imagem mostra o mapa do Brasil com a concentração de Arquitetos.

 

Como divulgar Arquitetos online

Os Arquitetos podem usara o potencial da internet de duas formas diferentes. A primeira é vendendo os seus serviços diretamente. Uma estratégia que trará retorno a curto prazo, mas que não é eficiente a longo prazo.

A segunda é construindo a sua autoridade. Ou seja, criar seu nome no mercado e se posicionar como um dos mais importantes profissionais do Brasil. Essa é uma estratégia com muito mais resultados a longo prazo.

Afinal, você não estará apenas vendendo Arquitetura. Você estará se transformando em um importante Arquiteto.

Eu tenho certeza que você acessa internet todos os dias e gasta longas horas do seu dia na internet, mas quantas dessas horas estão sendo revertidas em clientes ou na construção de sua marca?

E algumas outras perguntas importantes: Todos os seus trabalhos precisam ser feitos de forma presencial? Você não pode fazer alguns serviços online?

Pense bem… Muitos dos seus trabalhos podem ser feitos remotamente. Então, se você mora em São Paulo, por exemplo, pode atender clientes de todo o Brasil.

E a internet que será sua grande amiga para isso!

Mas não apenas aqui que você deve usar esse potencial. Ela também será grande aliada para construir sua marca pessoal e fazer os clientes desejarem seu trabalho. Com as estratégias corretas, elas farão seu nome reconhecido.

Por isso, eu separei as primeiras estratégias que você deve implementar para conquistar clientes pela internet e se tornar uma autoridade.

 

Site de Arquitetura

Todos Arquitetos precisam de um site pra começar a se destacar. A imagem mostra uma mulher usando um notebook.A primeira coisa que você precisa pra divulgar o trabalho online é ter um site de Arquitetura. Mas não basta construir um site estático e que sirva apenas como uma página institucional.

O seu site precisa ter conteúdo sobre o seu trabalho, artigos, depoimentos de clientes, sessões de contato.

O site precisa te posicionar como um dos melhores Arquitetos. Ele precisa mostrar que você é O Arquiteto que vai resolver os problemas do *público-alvo.

* Você precisa de um público-alvo e um nicho de mercado para se destacar no mundo digital!

 

Facebook Marketing

Facebook marketing é essencial para todos Arquitetos. A imagem mostra a ilustração de um megafone e itens de comunicação.O Facebook é a maior rede social do mundo atualmente e ter um trabalho constante de Facebook Marketing é essencial para que seja reconhecido como uma autoridade na internet.

Muitos Arquitetos já perceberam isso, mas maioria ainda está fazendo algo muito amador ou, pior ainda, confundindo os perfis pessoais e profissionais.

É essencial que você tenha uma página profissional para que as pessoas enxerguem o importante Arquiteto que você é.

E nessa página, você deve produzir muito conteúdo de qualidade para o público-alvo e o nicho de mercado.

 

Instagram

Se o Facebook é feito de forma muito amadora pela maior parte dos profissionais, imagina o Instagram. Essa rede que muitos acreditam que serve pra colocar só fotos de gatos, comida e asas de avião tem um potencial incrível na sua divulgação.

O seu Instagram pode se transformar numa máquina automática para conquistar clientes.

Usando as hashtags certas e encontrando uma boa frequência de publicação, você conseguirá muito mais seguidores que se apaixonarão pelo trabalho e te farão um dos Arquitetos reconhecidos no mundo digital.

 

Pinterest

Arquitetos devem conhecer o Pinterest. A imagem mostra o símbolo do Pinterest em um alfinete.Você já conhece o Pinterest? Essa é uma rede social pouco comentada aqui no Brasil, mas ela tem um forte público brasileiro amante de decoração e Arquitetura.

É uma rede muito visual, assim como o Instagram, mas que permite colocar links para os sites e as publicações são divulgadas por categoria.

Isso significa que as pessoas não precisam te seguir para ver suas publicações. Elas só precisam gostar do assunto que você está falando.

Conheça o Pinterest e tenho certeza que você vai se apaixonar.

 

Blogs de decoração

Os Arquitetos estão perdendo espaço para os blogs de decoração na internet. A imagem mostra uma mulher usando o notebook sentada na cama.Você com certeza já se deparou com diversos blogs de decoração que dão dicas sobre Arquitetura. E é bem provável que tenha reparado no grande crescimento que eles tiveram.

Isso porque, mesmo distantes da Arquitetura, as pessoas gostam de morar em boas casas. Elas querem uma casa planejada, mas não enxergam o papel dos Arquitetos nisso.

Poucos profissionais já estão ocupando esse mercado de blogs de decoração para mostrar esse valor ao público e se colocar no mercado. Quem começar a investir nos blogs de decoração tem grandes chances de se destacar!

 

Comece os trabalhos de Arquitetos na internet

Essas dicas são muito simples, né? Mas qual delas você faz?

A maioria dos Arquitetos que dizem que essas dicas são básicas não está fazendo-as. E por isso que não conseguem conquistar clientes online.

Acredite que, por mais simples que essas atitudes possam parecer, com um bom trabalho e frequência, os clientes começam a surgir de forma natural quando aplicadas.

Você já tem divulgado o seu trabalho na internet?

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