5 dicas de motivação para o arquiteto vencer o desânimo

Você está sem estímulo ao trabalhar? Conheça estas 5 dicas de motivação para o arquiteto vencer o desânimo e sinta prazer em realizar as tarefas cotidianas!

É comum alguns arquitetos se sentirem desestimulados ao trabalhar devido a uma série de fatores. Talvez, você esteja em uma situação desafiadora nesse exato momento procurando uma maneira de tentar sobressair.

Nem sempre se consegue, não é mesmo? Quando o desânimo começa a adentrar o dia a dia no escritório, é preciso seguir contra essa própria vontade. É como se exigisse uma força redobrada querendo te impulsionar para frente e outra querendo te sugar até o último minuto. São dias intermináveis que logo se quer que chegue ao fim!

Assim é a vida de alguns arquitetos e, pode ser a que você se encontra. Tenha em mente que essa desmotivação precisa ser combatida sempre que ela surgir. Não dá para evitá-la tampouco deixar que faça morada, mas sem dúvida é possível fazer algo a respeito.

Você se encontrará em momentos de grande energia, motivado a acordar e dar o seu melhor no trabalho e, para esses dias, deverá cultivar continuamente. A motivação deve ser um hábito em sua rotina no escritório de arquitetura e com aqueles com quem convive.

Mas, como buscar essa motivação em dias de desânimo? Quais as formas de combater aqueles dias em que o ânimo não está presente? Hoje você descobrirá 5 dicas de motivação para o arquiteto vencer o desânimo e alcançar energia para realizar o seu trabalho com entusiasmo, prazer e alegria.

5 dicas de motivação para o arquiteto vencer o desânimo

1 – Identifique as causas da falta de motivação

Você deve identificar a causa do desânimo que está sentindo para que seja possível tratar. Muitos arquitetos sentem desmotivação quando o seu trabalho não está trazendo o resultado que gostaria ou que esperava. Esse é o seu caso?

Outros vêem seus projetos crescendo de maneira muito lenta, quase sem muitos clientes para atender e isso se torna um peso em suas costas. Será que essa situação lhe é familiar?

Assim, tente identificar fazendo uma auto-análise descobrindo as causas da sua falta de motivação. Quais são os momentos que se encontra desse jeito? Muitas vezes, esse comportamento pode virar um hábito. Basta a mesma situação ocorrer como, por exemplo, a falta de dinheiro, que logo você está desanimado e triste.

Descobrindo as razões que o leva a ficar desestimulado será possível combater, pois ao iniciar esse sentimento, você já constrói muros que o bloquearão. Fique atento e pratique o autoconhecimento, ele o ajudará muitíssimo!

2 – Leia livros sobre motivação

Uma boa dica para vencer esses dias em que o desânimo quer fazer parte das suas atividades é lendo livros sobre motivação. Você encontrará palavras motivacionais que irão te ajudar a esclarecer a sua mentalidade retirando pensamentos negativos e substituindo pelos positivos.

Ler é um hábito prazeroso e pode ser um ótimo estímulo para esses momentos em que a tristeza e dificuldade de algo apareçam.

Escolha alguns livros excelentes no mercado, peça sugestões de seus amigos arquitetos e faça da sua leitura um momento para encontrar força e prossiga com fé!

Abaixo listo algumas opções de livros para você encontrar motivação. Confira e escolha algum destes:

  • Fora de série, de Malcolm Gladwell – Baseia-se em histórias de grandes homens influentes como Bill Gates, mostrando que ninguém se faz sozinho.
  • Dobre seus lucros, de Bob Fifer – Livro para vencer as dificuldades financeiras no âmbito da arquitetura. Se essa for a sua causa, deve ler esse livro.
  • Dilema do fundador, de Noam Wasserman – Trata de alguns dilemas que se enfrenta na vida em todas as áreas, inclusive, na profissão de arquiteto.

3 – Conheça histórias de grandes arquitetos

Nada melhor que se inspirar quando o trabalho já está difícil que na vida de grandes arquitetos ao longo dos tempos. Você pode encontrar respostas que estava procurando e o ânimo que tanto necessita.

Conhecendo um pouco da história deles, seus desafios, lutas, dificuldades, adversidades, será possível também vencer o que está passando. Por isso, quando se encontrar em um momento de total desânimo, vá a busca dessas histórias inspirativas.

Abaixo deixo para você uma pequena lista de alguns deles para se motivar:

  1. Renzo Piano – arquiteto italiano.
  2. Frank Lloyd Wright – arquiteto norte-americano.
  3. Frank Owen Gehry – arquiteto canadense.
  4. Santiago Calatrava – arquiteto espanhol.
  5. Zaha Hadid – arquiteta iraquiana.
  6. Philip Johnson – arquiteto americano.
  7. Tom Wright – arquiteto britânico.
  8. Ludwig Mies van der Rohe – arquiteto alemão.
  9. Ieoh Ming Pei – arquiteto sino americano.
  10. Oscar Niemeyer – arquiteto brasileiro.

4 – Mova-se!

Motivação se refere a movimento, se mover, a qual está atrelada a ação. Pode ser que você se encontre sem ânimo para fazer algo, mas lembre-se que a motivação não cairá do céu. Enquanto você se movimenta, seja lá como for, a motivação seguirá o ritmo.

Por isso, mesmo que espere sentir vontade para realizar as suas atividades cotidianas, ela não virá. Não caia na ilusão de que precisa sentir para fazer algo, pelo contrário, faça algo que a motivação se estabelecerá.

Embora vá se arrastando para o trabalho, mas vá! Só assim que combaterá o desânimo e encontrará motivos reais para continuar lutando com entusiasmo e alegria.

5 – Crie motivação com base em suas vitórias anteriores

As suas vitórias no passado servem para lembrar-se do que foi bom, mas também para seguir em frente. É muito comum esquecer-se do que já se conquistou por focar ao que falta conquistar. Não entre nessa cilada. Tenha o hábito de lembrar-se dessas vitórias, ainda que sejam pequenas.

Com essa atitude, você buscará forças dentro de si para vencer o desânimo e aumentar a sua produtividade e ir bem disposto para o trabalho.

Você descobriu 5 dicas de motivação para o arquiteto vencer o desânimo e voltar a se alegrar em seu dia a dia. Espero que tenha contribuído para aumentar a vontade de continuar lutando, embora não seja fácil. Coloque a motivação operando, pois só assim conquistará os seus objetivos.

Caso queira deixar um comentário, então, fique à vontade! Curta a nossa fanpage e nos acompanhe para saber de mais dicas para os arquitetos e novidades de conteúdos no blog.

Tem coisa que o tempo nada resolve. Está em nossas mãos para resolver. Tenha coragem e resolva.

Veja também: Como aumentar vendas dos arquitetos? Use segmentação! e  Marketing para arquitetos – 8 técnicas poderosas

Oportunidade