4 dicas para aumentar a retenção de funcionários nos escritórios de arquitetura

A retenção de funcionários é um grande desafio da profissão de arquitetura.

Em média, cerca de um terço das pessoas que entram nesta área, irão deixá-la antes de quatro anos de profissão.
O custo da rotatividade alta de funcionários é caro, pois resulta em fatores como perda de produtividade e conhecimentos adquiridos, bem como os custos de formação, novas entrevistas, processo de recrutamento. Então, o que você pode fazer para manter sua equipe longe das outras empresas?

Aqui estão 4 dicas para aumentar a retenção e manter seus funcionários felizes.

1. Flexibilidade
Esta profissão é conhecida por longas horas de trabalho. Ofereça equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, pois isto pode ser perdido em meio a prazos e enormes cargas de trabalho.
A flexibilidade é a chave para combater o atrito persistente na arquitetura. Permita que as pessoas tenham horários flexíveis, jornada parcial ou a capacidade de trabalhar em casa.
Algumas empresas estão ficando atentas a esta mudança de cenário, promovendo uma cultura de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, onde, por exemplo, os líderes monitoram horas extras e conversam com os funcionários se eles estão trabalhando muito.

2. Comunicação aberta
Para arquitetos se sentirem comprometidos, eles precisam de feedback regular, troca de ideias, e total entendimento da missão e visão das suas empresas. Todos ficam mais felizes quando se comunicam e principalmente os funcionários, quando sabem quais são os planos da empresa. 
Realize reuniões para promover a comunicação aberta entre a equipe e a liderança. Os funcionários que estão bem informados sobre os objetivos da empresa, os objetivos do cliente e problemas de projeto de forma consistente, podem tomar melhores decisões, resultando em um melhor desempenho pela empresa.

3. Desenvolvimento da equipe
Um ótima maneira de reter funcionário, é deixá-los se desenvolver em suas áreas de interesse. Preste atenção a primeira coisa que as pessoas fazem quando chegam no escritório. Será que eles começam a trabalhar em desenvolver um detalhe que eles estavam pensando a noite toda, ou eles começam respondendo e-mails? Isto vai dar uma pista para saber se uma pessoa é naturalmente inclinado a ser um designer ou um gerente de projeto.
Prestar atenção no que as pessoas são boas e depois apoiar essas habilidades, é a chave para a retenção de funcionários.

4. Reconhecer e recompensar conquistas
As pessoas ficam em empresas onde se sentem reconhecidas por suas realizações e são recompensadas por isso. Reconhecimento e recompensa podem vir na forma de um aumento, bônus, promoção, folgas, ou mesmo através de uma conversa, em uma reunião, ou até em um informativo da empresa.
E, embora os arquitetos não escolham a sua profissão pelo dinheiro, compensação é muito importante quando se trata de manter uma boa equipe. 

Quando você encontrar e contratar aqueles grandes profissionais, não se esqueça de mantê-los felizes. 🙂

Veja também: Dica infalível para aumentar suas chances de fechar um projeto e Será que você é um Arquiteto Commodity?

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