12 sites de pesquisa imperdíveis para arquitetos

Pesquisar, estudar e buscar referências, fazem parte da rotina dos arquitetos, e a internet tem facilitado muito este trabalho. Muitas bibliotecas e revistas de renome do mundo estão digitalizando suas coleções.

Para ajudar a identificar alguns dos recursos mais úteis de pesquisa para arquitetos, reunimos uma lista de 12 sites gratuitos em inglês, que oferecem artigos acadêmicos, publicações, fotografias, vídeos e muito mais. Para acessar as páginas, basta clicar no título do seu interesse.

1) Arts & Architecture
A revista Arts & Architecture destacou o desenvolvimento de habitações familiares durante o período pós-guerra, com foco específico sobre o trabalho de arquitetos do sul da Califórnia como Richard Neutra, Rudolf Schindler, Charles Eames, Frank Lloyd Wright e John Lautner, entre outros.
Publicado de 1929 até 1967, o site agora é dedicado a catalogação e oferece versões digitalizadas de artigos selecionados a partir de 1945, bem como publicações completas da revista dos últimos 11 anos.

2) Colossus
O Colossus fornece publicações de arquitetura do século 20 e, principalmente, em projetos dos anos 60, 70 e 80. Quando estiver concluído, o arquivo digital irá fornecer mais de 1,3 milhões de páginas, tornando-se a maior referência online para a arquitetura modernista. Vale a pena conferir.

3) The Archigram Archival Project
O grupo Archigram era extremamente influente na área 1961-1974, e o seu trabalho já foi digitalizado e está disponível gratuitamente online para visualização pública e estudos acadêmicos. A base de dados inclui versões digitais de desenhos, colagens, pinturas, fotografias, revistas, artigos, slides e material multimídia, e os textos originais de Archigram.

4) Getty Publications Virtual Library
O J. Paul

Getty Trust é a maior organização cultural e filantrópica do mundo dedicada às artes visuais.
Em 2014, a Getty lançou sua biblioteca virtual, com

mais de 250 títulos para ler online. Os temas da biblioteca envolvem arquitetura, mas também arte, fotografia, arqueologia, conservação, e as ciências humanas em geral.

5) ISSUU
Com mais de 21 milhões de publicações, ISSUU é uma plataforma de publicação para revistas, catálogos e jornais, e tornou-se uma ferramenta para pequenas editoras e indivíduos que querem seu trabalho disponível online. A empresa de mídia digital oferece os dois títulos principais e emergentes, sobre temas de cultura, artes, estilo de vida, e arquitetura (o mais importante).

6) RIBApix
RIBApix possui mais de 85.000 imagens digitais emitidas pela Biblioteca de Arquitetura britânica. De edifícios emblemáticos, às cenas de rua e arquitetura vernacular, a plataforma dá provas fotográficas de diferentes períodos históricos. A coleção é frequentemente atualizada com projetos recentemente construídos, e abrange design de interiores, paisagem, topografia, planejamento, construção e artes decorativas. Você pode fazer o download de todas as imagens em baixa resolução gratuitamente.

7) Architectural Association Photo Library
A Architectural Association é uma biblioteca de fotos online que possui 8.000 imagens que representam os destaques da coleção mais ampla da escola. Slides, negativos e impressões de arquitetura histórica e contemporânea estão disponíveis em baixa resolução para fins educacionais, mas também podem ser adquiridos para uso comercial. O AA também oferece fotografias de trabalho dos seus alunos desde a década de 1880, bem como um arquivo de vídeo para a sua palestras, conferências e simpósios.

8) The Courtauld Institute’s Conway Library
O Courtauld é mais conhecido como uma instituição de história da arte, mas sua biblioteca Conway tem o foco em arquitetura e é um recurso valioso para pesquisadores e estudantes. O Instituto Courtauld oferece acesso online de algumas das principais fontes primárias e imagens de sua coleção. O banco de dados on-line inclui 40.000 fotografias, recortes, desenhos arquitetônicos e publicações, abrangendo os séculos 19, 20 e 21.

9) Harvard Library’s VIA (Visual Information Access)
A biblioteca de Harvard VIA (Acesso a informação visual) fornece registros descritivos, desenhos arquitetônicos, e fotografias. Todas as imagens estão disponíveis para uso educacional.
A VIA é um crescente catálogo online que documenta artes, cultura e história. Contém registros descritivos e imagens que representam pinturas, esculturas, fotografias, desenhos, gravuras, arquitetura, artes decorativas, cartões comerciais, adesivos, projetos de teatro, mapas e planos. Novos materiais são adicionados diariamente.

10) New York Public Library Photographic Archives
O arquivo fotográfico do New York Public Library oferece mais de 180.000 imagens de alta resolução que são de domínio público. A biblioteca tem painéis de fotografias de edifícios demolidos ou destruídos em todo o mundo, como o Crystal Palace de Londres demolido em 1936, além de uma documentação incrível sobre o design deste edifício.

11) ArchInform
No Archinform, você vai encontrar biografias completas dos arquitetos, e as descrições dos edifícios que moldaram sua carreira. Edifícios em construção, edifícios concluídos e projetos não construídos, bem como prêmios recebidos e publicações estão todos listados no site. Além disso, archinform tem um banco de dados muito grande que dá crédito aos arquitetos famosos e menos conhecidos.

12) SAH Archipedia
A SAH – Sociedade de Historiadores de Arquitetura, oferece uma enciclopédia de arquitetura apenas para membros, mas a sua versão gratuita inclui artigos notáveis sobre 100 edifícios historicamente importantes em cada estado dos EUA.

Veja também: 5 benefícios de ter sua empresa no LinkedIn e Por que a propaganda boca a boca também é importante

Oportunidade

Tags: